Agentes mirins de saúde: uma estratégia para formar multiplicadores de conhecimento

2010; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21726/rsbo.v6i1.1185

ISSN

1984-5685

Autores

Rubens Nazareno Garcia, Elisabeth Barth ALMEIDA, Elisa Gugelmin DISTÉFANO, Elisa FARENZENA, Rafaela MENEGOL, Denise MENEGAT, Malú MAURICIO, Alice Cesário PEREIRA, Bruna Larissa DEGOBI,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introdução e objetivos: Além de atores, as crianças podem participarativamente no processo de educação em saúde. Os objetivos desteprojeto foram ensinar educação em saúde para algumas criançasassistidas pela Combemi/Unidade São Judas (Itajaí/SC) e avaliar se aestratégia de formação dos agentes mirins de saúde foi efetiva paraque estes pudessem se tornar multiplicadores de conhecimento. Material e métodos: Foram selecionadas sete crianças de 7 anos deidade, nomeadas agentes mirins de saúde, que inicialmente fizeramuma avaliação oral composta por seis questões (duas de cada área –Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia). Durante o períodosubsequente de oito meses, os agentes mirins receberam treinamentosobre educação em saúde e no final desse período fizeram umaavaliação escrita com cinco questões de cada área. Resultados econclusão: A análise das avaliações realizadas no início e no términodo projeto comprova que a adoção da estratégia de formação dosagentes mirins de saúde parece ser um método eficiente, na medidaem que as crianças colocam em prática o que aprendem, tornando-semultiplicadoras de conhecimento. Os registros efetuados podemter aplicação direta na avaliação e reorientação do programa, assimcomo individualmente no modelo liberal das áreas profissionaisenvolvidas.

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