Agentes mirins de saúde: uma estratégia para formar multiplicadores de conhecimento
2010; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21726/rsbo.v6i1.1185
ISSN1984-5685
AutoresRubens Nazareno Garcia, Elisabeth Barth ALMEIDA, Elisa Gugelmin DISTÉFANO, Elisa FARENZENA, Rafaela MENEGOL, Denise MENEGAT, Malú MAURICIO, Alice Cesário PEREIRA, Bruna Larissa DEGOBI,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoIntrodução e objetivos: Além de atores, as crianças podem participarativamente no processo de educação em saúde. Os objetivos desteprojeto foram ensinar educação em saúde para algumas criançasassistidas pela Combemi/Unidade São Judas (Itajaí/SC) e avaliar se aestratégia de formação dos agentes mirins de saúde foi efetiva paraque estes pudessem se tornar multiplicadores de conhecimento. Material e métodos: Foram selecionadas sete crianças de 7 anos deidade, nomeadas agentes mirins de saúde, que inicialmente fizeramuma avaliação oral composta por seis questões (duas de cada área –Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia). Durante o períodosubsequente de oito meses, os agentes mirins receberam treinamentosobre educação em saúde e no final desse período fizeram umaavaliação escrita com cinco questões de cada área. Resultados econclusão: A análise das avaliações realizadas no início e no términodo projeto comprova que a adoção da estratégia de formação dosagentes mirins de saúde parece ser um método eficiente, na medidaem que as crianças colocam em prática o que aprendem, tornando-semultiplicadoras de conhecimento. Os registros efetuados podemter aplicação direta na avaliação e reorientação do programa, assimcomo individualmente no modelo liberal das áreas profissionaisenvolvidas.
Referência(s)