Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Linguagem: Português

10.15628/holos.2021.13164

ISSN

1807-1600

Autores

Rosilene Lagares, GREICE QUELE MESQUITA ALMEIDA,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Assentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.

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