
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Linguagem: Português
10.15628/holos.2021.13164
ISSN1807-1600
AutoresRosilene Lagares, GREICE QUELE MESQUITA ALMEIDA,
Tópico(s)Political theory and Gramsci
ResumoAssentado em referencial bibliográfico, este artigo ocupa-se com a temática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Objetiva discorrer a respeito da PHC, tomando elementos de sua trajetória histórico-conceitual constituída a partir das ideias do intelectual militante Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, até a conquista de seu caráter coletivo, em um movimento de construção de uma teoria de pedagogia crítica da relação escola-sociedade. Abordam-se aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, econômicos, político-sociais e metodológicos constitutivos dessa teoria contra hegemônica, uma possibilidade para o trabalho educativo a ser desenvolvido na escola pública, para atender as especificidades da classe trabalhadora. Um caminho necessário a ser percorrido pelos profissionais da educação. Uma teoria que tem como um de seus pressupostos fundamentais a defesa do domínio do conhecimento clássico, do currículo como instrumento de luta contra as armas empregadas pela classe dominante. A PHC sustenta, então, um projeto de educação e de escola pública.
Referência(s)