
Niels Bohr e as lições filosóficas da Teoria Quântica
2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/rpv7n2-50
ISSN2448-2390
Autores Tópico(s)Science and Science Education
ResumoCom base na produção bibliográfica de Niels Bohr, entre os anos de 1913 e 1931, o presente artigo busca reconstruir o processo de elaboração das duas principais ideias do físico dinamarquês: os princípios de correspondência e complementaridade. Através desta reconstrução, busca-se analisar as possíveis motivações (a nível físico, filosófico e em prol de uma agenda de pesquisa) que guiaram Bohr neste período de elaboração da correspondência e complementaridade. Ao analisar este processo, é possível identificar que ambos os princípios estão interligados, de maneira que, para a compreensão mais ampla do pensamento bohriano, é preciso considerar ambos os conceitos enquanto agentes praticamente indissociáveis. Outro aspecto discutido é quais lições epistemológicas e ontológicas Bohr nos apresenta, ao propor a correspondência e complementaridade.
Referência(s)