
Relação entre a prática do judô e o desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes em crianças
2023; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31501/rbpe.v12i2.12910
ISSN1981-9145
AutoresRodrigo Augusto Trusz, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Alexandre Velly Nunes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo trata sobre a relação entre a prática do judô e o desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes de crianças. O judô foi sistematizado como método de educação por Jigoro Kano, que propõe a educação integral do indivíduo, incluindo, portanto, sua educação psicossocial. O objetivo deste estudo foi verificar e analisar a relação entre a prática do judô e o desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes em crianças, através do aprendizado de habilidades sociais (HS), na perspectiva de instrutores de judô. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 8 (oito) sensei[1]. As informações obtidas foram analisadas e categorizadas qualitativamente por meio do método de análise de conteúdo. Constatamos que os elementos da cultura japonesa que compõem a estruturação das aulas, como as regras de conduta no dojô[2], o sistema de hierarquia e as formas de treinamento, podem contribuir para o aprendizado de HS dos praticantes. A figura do sensei foi considerada primordial por sua representação e influência sobre os alunos mais jovens. Concluímos que o judô possui elementos que o caracterizam como atividade promotora de comportamentos socialmente competentes, contanto que a prática esteja alinhada com os princípios filosóficos e pedagógicos originais propostos por Jigoro Kano.[1] Sensei é a nomeação dada ao instrutor de Judô.[2] Dojô é a nomeação dada ao local para prática de Judô.
Referência(s)