Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A avaliação tem que ir a fundo, tem que desvelar as coisas, tem que construir de novo, tem que fazer o conhecimento emergir . Uma entrevista com a professora Denise Leite, expoente do tema das avaliações institucionais no campo da Educação Superior

2023; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4322/rbaval202312004

ISSN

2763-5775

Autores

Max Felipe Viana Gasparini,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

“Avaliação é um trabalho de responsabilidade democrática para ajudar a gente a estudar, a aprender sobre essa instituição e trabalhar com os outros, saber que os outros existem, que não é só uma opinião, que a opinião dos outros existe”. “Para mim este modo de fazer avaliação significa sempre a tentativa de resistir a este modo de agir das organizações internacionais: “nós vamos credenciar vocês, nós vamos acreditar vocês, nós vamos ter agências de acreditação”. Não. Espera aí! Para um pouquinho. A gente não entende dessa forma”, “nós mesmos somos os responsáveis e nós mesmos aprendemos, nós mesmos trabalhamos com os nossos estudantes essa responsabilidade democrática, é nossa responsabilidade, não é de uma agência externa acreditadora”. Nesta entrevista escutamos Denise Balarine Cavalheiro Leite. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem pósdoutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É avaliadora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Interessada e partícipe de uma série de construções no tema da Avaliação Institucional Participativa, Denise Leite fala sobre avaliação institucional na perspectiva de fortalecimento da democracia.

Referência(s)