
A avaliação tem que ir a fundo, tem que desvelar as coisas, tem que construir de novo, tem que fazer o conhecimento emergir . Uma entrevista com a professora Denise Leite, expoente do tema das avaliações institucionais no campo da Educação Superior
2023; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4322/rbaval202312004
ISSN2763-5775
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoâAvaliação é um trabalho de responsabilidade democrática para ajudar a gente a estudar, a aprender sobre essa instituição e trabalhar com os outros, saber que os outros existem, que não é só uma opinião, que a opinião dos outros existeâ. âPara mim este modo de fazer avaliação significa sempre a tentativa de resistir a este modo de agir das organizações internacionais: ânós vamos credenciar vocês, nós vamos acreditar vocês, nós vamos ter agências de acreditaçãoâ. Não. Espera aÃ! Para um pouquinho. A gente não entende dessa formaâ, ânós mesmos somos os responsáveis e nós mesmos aprendemos, nós mesmos trabalhamos com os nossos estudantes essa responsabilidade democrática, é nossa responsabilidade, não é de uma agência externa acreditadoraâ. Nesta entrevista escutamos Denise Balarine Cavalheiro Leite. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem pósdoutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. à avaliadora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (Capes) e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq). Interessada e partÃcipe de uma série de construções no tema da Avaliação Institucional Participativa, Denise Leite fala sobre avaliação institucional na perspectiva de fortalecimento da democracia.
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