Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação permanente como ferramenta de enfermagem na melhoria da assistência à saúde na Atenção Básica: revisão integrativa

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i4.40767

ISSN

2525-3409

Autores

Bárbara Marianna Passos Pereira, Aline de Sousa Rocha, Benedita Maryjosé Gleyk Gomes, Roberta Meneses Sousa, Marcos Antônio Silva Batista, Rosane Cristina Mendes Gonçalves, Fernanda Viana Teixeira, Joelma Dias Almeida, Lucas Sousa de Holanda, Leila Sousa Lima,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) vem se tornando cada vez mais essencial, especialmente quando se fala de prevenção de agravos e promoção a saúde. Uma vez que, este fator sai do contexto do saber científico e engloba diversos alicerces entre a realidade e experiência de cada indivíduo presente, solicitando o encontro de uma solução para a problemática enfatizada. Dessa forma, quanto mais conhecimento a respeito da realidade de determinado ambiente, maior a probabilidade da realização do cuidado qualificado e efetivo, sobretudo na Atenção Básica. O objetivo desse estudo é: abordar a EPS como ferramenta de enfermagem, para a melhoria da assistência à saúde na Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa, realizada por meio do levantamento de oito estudos publicados entre os anos de 2016 a 2021, nas seguintes plataformas: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e SCIELO: (Base de Dados Bibliográfico), utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Atenção Básica, Educação Permanente e Qualidade da Assistência, nos idiomas português e inglês. A análise dos dados ocorreu por meio da estratégia PICO (P –população; I – intervenção/área de interesse; C – comparação; O – outcomes/desfecho). Resultados: Os oito estudos são publicados na língua portuguesa. Os artigos analisados evidenciam o uso da Educação Permanente como ferramenta de enfermagem na Atenção Básica, apontando benefícios como melhora da assistência, estímulos de reflexão e capacidade de traçar objetivos. Conclusão: A utilização da Educação Permanente em saúde por enfermeiros na Atenção básica é considerada pertinente, especialmente quando aplicada de forma correta.

Referência(s)
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