Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

2023; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54628/issn2763-5600.v17.1.2023.227

ISSN

2763-5600

Autores

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Julia Da Silva Gomes, Paulo Eduardo da Silva, Gabriela Sousa do Nascimento,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Em um contexto de acirrada competição, as empresas precisam encontrar soluções para obter vantagem competitiva e reduzir seus custos. A geração de energia por células fotovoltaicas aparece como uma solução ao reduzir as despesas e melhorar a imagem frente aos clientes ambientalmente conscientes. Assim, esta pesquisa teve por objetivo avaliar a motivação de empresários de diferentes setores da cidade de São Gonçalo do Amarante ao investir na instalação de células fotovoltaicas. Para isso, foi utilizado como método a aplicação de questionários tanto com os donos dos estabelecimentos como com os seus clientes. Observou-se que a principal motivação para esse investimento é a redução da conta de energia. Os gestores locais não enxergam essa ação como forma de diferencial competitivo e clientes não veem como motivo para priorização na escolha de estabelecimentos. Dessa forma, percebe-se que há uma necessidade de conscientização na cidade dos benefícios econômicos, sociais e ambientais da implementação dessa tecnologia.

Referência(s)