Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR PARA A CIDADANIA

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 28 Linguagem: Português

10.12957/e-mosaicos.2022.66121

ISSN

2316-9303

Autores

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo damos continuidade às reflexões quanto ao poder formativo da Geografia buscando avançar no sentido de encontrar respostas a uma questão central: Qual o papel e a importância do conhecimento geográfico para a transformação da realidade socioespacial, considerados os objetivos essenciais de promoção de maior justiça social e territorial no Brasil? Nosso objetivo principal diz respeito à identificação da importância do conhecimento geográfico escolar para a formação de cidadãos críticos, ativos e participativos, tendo como fio condutor a consideração do conhecimento geográfico como um conhecimento poderoso, empoderador. Apresentamos, desse modo, algumas proposições relacionadas ao potencial formativo da geografia escolar e ao poder do conhecimento geográfico, com vistas a dar destaque ao papel da educação geográfica para a formação política dos brasileiros, considerada urgente quando observado os fatos políticos mais recentes no país. Nosso propósito mais geral é o de contribuir para os debates sobre os rumos da ciência geográfica no Brasil atual, dando-se maior visibilidade aos nexos existentes e necessários entre a Geografia Política crítica e a Educação Geográfica que se pretende como integrante de um processo de educação emancipadora. Bem como, de habilitar o cidadão brasileiro a, para além de pensar geograficamente, incorporar o conhecimento geográfico acumulado ao longo de sua formação escolar como um conhecimento que o torne capaz de compreender e de agir politicamente com relação aos problemas que se manifestam no mundo contemporâneo.

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