Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 5; Linguagem: Português

10.47149/pemo.v5.e510223

ISSN

2675-519X

Autores

Débora Rodrigues Guerra Probo, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Francisca Nimara Inácio da Cruz, José Aírton de Freitas Pontes, Karla Corrêa Lima Miranda,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo tal trabalho realizado em uma universidade privada do município de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 57 professores do curso de Enfermagem dessa instituição e que responderam ao questionário, que é do tipo Teste de Associação Livre de Palavras – TALP. Os resultados indicaram que a ideia central da representação da palavra professor foi facilitador/mestre/orientador e responsabilidade/dedicação observando-se que os professores percebem-se como facilitadores do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva docente, observar o aluno, ensinar e entender o que é aprendizagem, o professor traz a questão de ser humano como algo forte, assim como a dedicação, a dúvida em relação ao que representa o aluno. Traz essas palavras com a mesma raiz, que são: aprendiz, aprendizagem e aprendizado, mas não tem uma imagem que se concretize.

Referência(s)