
A presença da colonialidade na constituição de grades curriculares dos cursos de graduação em música de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe
2020; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/proa.v10i1.17610
ISSN2175-6015
AutoresClarissa Lotufo de Souza, Liz Leticia Martinez Ramirez, Juliane Cristina Larsen,
Tópico(s)Latin American social science
ResumoO presente artigo busca evidenciar a presença da colonialidade no ensino superior musical Latino Americano. Foram recolhidos dados de Universidades hispano-latino americanas e analisadas suas grades curriculares. Com base na análise, pode-se notar semelhanças entre estes cursos, que comprovam a perpetuação da colonialidade, como a reprodução naturalizada do saber musical eurocêntrico e a exclusão de outros saberes, e a implicitação da música erudita como meio pertinente de estudo e prática musical. Com base bibliográfica sobre decolonialidade e colonialidade, o artigo visa refletir como o ensino superior posiciona-se ao representar a educação musical, questionando a possibilidade de abertura à coexistência de diversas manifestações musicais no meio, partindo de um olhar decolonial.
Referência(s)