Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares

2023; Volume: 7; Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.7.2023.3115

ISSN

2237-9185

Autores

Cláudia Lilian Alves dos Santos, Celso dos Anjos, Davi Milan, Fábio Luiz Mação Campos,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

A intervenção pedagógica e a inclusão de alunos no Espectro Autista no ambiente escolar é um desafio que demanda cada vez mais capacitação dos profissionais atuantes da Educação Infantil. A fim de auxiliar na compreensão de como os profissionais lidam com essa realidade, este estudo tomou como ponto de partida diversas proposições teóricas de autores que indicam os desafios e estratégias para inclusão no ambiente escolar e teve o objetivo de levantar as intervenções didáticas realizadas por educadores e relatadas em publicações científicas recentes. Para isso, foi elaborado um protocolo de pesquisa para a identificação de estudos de caso com intervenções pedagógicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na Educação Infantil. A partir dos estudos selecionados foi realizada uma revisão de literatura integrativa. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica tem sido a mais frequente, porém existe uma grande variedade de intervenções sendo realizadas de forma efetiva. As intervenções levantadas e as análises desses estudos fornecem importantes subsídios para a atuação de docentes, outros profissionais e pesquisadores de crianças com TEA.

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