Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar

2023; Volume: 21; Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2023v21e55306

ISSN

1809-3876

Autores

Inauã Weirich Ribeiro, Jeferson Cristian Zick Camargo, Angélica Vier Munhoz,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX