
Impacto da educação sexual em um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Teresina
2022; Linguagem: Português
10.5327/jbg-0368-1416-2022132s1022
ISSN0368-1416
AutoresLia Cruz Vaz da Costa Damásio, Nicácia Carvalho Dantas da Fonsêca, Juliana Guimarães de Macau Furtado, Giovanna Barros Castelo Branco, Ana Vitória de Jesus Félix,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoIntrodução: A adolescência é um período de transição para a maturidade, correspondente à faixa dos dez aos 19 anos. As transformações dessa fase muitas vezes podem se tornar um problema em razão da falta de informação e de comunicação entre os familiares, de tabus ou mesmo pelo fato de se ter medo de assumi-la, o que se manifesta por meio de práticas sexuais desprotegidas. Em experiência de trabalho com adolescentes, constataram-se a importância e o valor atribuídos à escola por parte dos adolescentes, da família e da comunidade; em contrapartida, há uma lacuna de informações pela falta da educação sexual. Além de ser a escola uma das primeiras instituições a manter contato com local eminentemente coletivo, que proporciona ao adolescente a experimentação da formação de sua identidade para além da família, ainda é nela que o jovem entra em contato com outros valores e significados. Ao confrontar-se com o herdado, ele elabora sua própria conduta, ou seja: caberia à escola oferecer aos jovens uma realidade diferente da família. Assim, ela torna-se um local propício e adequado para o desenvolvimento de ações educativas, atuando nas diferentes áreas do saber humano. Objetivos: Demonstrar a importância da realização e difusão de conhecimento, principalmente em um público mais suscetível à desinformação, e avaliar o impacto e a absorção adequada do conhecimento nessa faixa etária. Materiais e métodos: Inicialmente, realizou-se uma capacitação para a correta realização da ação educativa. Foram oferecidas quatro aulas aos estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Teresina/PI. Durante as aulas, foram abordados os temas: mudanças corporais, infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e afeto e sexualidade. Em tais encontros, perguntas contendo dúvidas comuns da faixa etária eram expostas, e a participação dos alunos era instigada por meio de votação para definir mitos e verdades. Para as explicações, priorizou-se material audiovisual, a fim de que a exposição se tornasse a mais interessante possível ao público-alvo, com o uso, por exemplo, de vídeos de séries e filmes, além de músicas e slide chamativo. Resultados e conclusão: Observou-se durante as ações a efetiva participação dos alunos pela plataforma VEVOX, na qual ocorria a votação de mito ou verdade, mantendo a atenção dos adolescentes, além de instigar a curiosidade. Foi também possível mensurar o percentual de acerto e identificar pontos de maior deficiência no conhecimento dos temas. Dessa forma, pôde-se estabelecer vínculo com os estudantes, identificar a falha da educação sexual de adolescentes e transmitir de forma adequada o conhecimento.
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