“Vidas negras importam; vidas indígenas importam”: reflexões sobre a Geografia em projeto de ensino no 8º ano do ensino fundamental

2022; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.33025/grgcp2.v8i15.3441

ISSN

2358-7067

Autores

Maria Clara Leadebal Celestino, Sarah Almeida de Oliveira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Iniciado durante o período de ensino remoto emergencial no Colégio de Aplicação da UFRJ nos anos de 2020 e 2021, o projeto “Vidas Negras Importam; Vidas Indígenas Importam” manteve seu propósito de transgressão da perspectiva branca, europeia e colonizadora através da centralização de vozes usualmente postas à margem. Abordaremos então este projeto de ensino, buscando cumprir neste trabalho o objetivo de apresentar experiências que articulam a Geografia Escolar e as relações étnico-raciais. Assim, buscamos tratar sobre: a inserção da Geografia e suas possibilidades pedagógicas, refletindo sobre os temas tratados e suas abordagens; os diálogos disciplinares e transdisciplinares, vislumbrando os encontros do projeto como fortalecedores do conhecimento e levando em conta os relatos dos docentes envolvidos; e considerando a contribuição dos conhecimentos geográficos para uma educação antirracista.

Referência(s)