Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS NA MÚSICA “AS GRANFINAS” DO DISCO QUARTO DE DESPEJO: CAROLINA MARIA DE JESUS CANTANDO SUAS COMPOSIÇÕES (1961)

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 37; Issue: 74 Linguagem: Português

10.22456/2238-8915.125590

ISSN

2238-8915

Autores

Thainá de Santana Alencar, Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) denunciou, em sua obra mais difundida, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), algumas das mazelas da sociedade brasileira como, por exemplo, a fome, o racismo, o classismo e o sexismo. Tais denúncias estão presentes também no disco homônimo, objeto deste estudo, lançado no ano seguinte: Quarto de despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961). Deste modo, ao observar as perspectivas da interseccionalidade (AKOTIRENE, 2020) presentes no transcorrer das obras desta escritora, bem como o contexto sócio-histórico e o lugar de fala (RIBEIRO, 2020) que envolve a composição do disco, “As Granfinas”, objetiva-se verificar como se manifestam as intersecções entre raça, gênero e classe das personagens retratadas nessa música, tendo em vista que as representações femininas que surgem, apesar de compartilharem questões de gênero, são opostas: de um lado, a granfina, uma mulher branca confinada a construção mitológica da ideia de papéis de gênero, e de outro, a empregada estigmatizada às funções maternas e domésticas somadas ao racismo, em decorrência da soma da invenção colonial de gênero e raça.

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