
O papel dos técnicos administrativos da EPT na consolidação escolar das relações étnico-raciais
2023; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2317-0115.2023.254446
ISSN2317-0115
AutoresRodrigo Alves dos Santos, Marciana Liberata da Silva, Flávio Raimundo Giarola,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente trabalho tomou como objeto de pesquisa a relação existente entre as demandas geradas pela incorporação de uma educação das relações étnico-raciais e políticas de ações afirmativas pelas escolas de educação profissional técnica de nível médio e a formação/conhecimento dos profissionais técnicos administrativos da EPT para lidar com esse novo contexto e com as potenciais necessidades do público-alvo das políticas públicas em questão. Tendo isso em consideração, realizamos uma pesquisa de campo exploratória (GIL, 2008), de abordagem qualitativa, que aplicou um questionário digital a técnicos administrativos e estagiários do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus de Divinópolis, localizado na maior cidade da região Centro-Oeste do Estado. As respostas que obtivemos a partir dos dados retornados e analisados na pesquisa de campo foram que, apesar do alto grau de formação dos técnicos administrativos respondentes, ainda é baixo o seu nível de conhecimento acerca dos parâmetros legais e institucionais que regulam as políticas escolares de ação afirmativa voltadas à população negra. Esses dados apontam que, mesmo com as limitações do estudo realizado, há uma sinalização de que existem demandas de formação continuada sobre o nosso tema de estudo quando se pensa nos processos de atualização das práticas profissionais de intervenção dos técnicos administrativos da educação que, no âmbito das escolas técnicas brasileiras, são sim em número significativo, se constituindo como agentes relevantes nos processos de alteração das formas como a pessoa negra veio sendo negligenciada nos contextos formais de educação do país.
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