
A corrida de orientação como objeto cognoscível prático para a formação integral
2023; Volume: 28; Issue: 299 Linguagem: Português
10.46642/efd.v28i299.3740
ISSN1514-3465
AutoresMarcelle Karyelle Montalvão Gomes, Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, Luís Carlos Oliveira Gonçalves,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoAs atividades físicas de aventura na natureza, já há muito tempo inseridos na grade curricular do curso de educação física, propiciam o compartilhamento do conhecimento entre os sujeitos cognoscente e cognoscível, formando valores e modulando atitudes e condutas para o bem da sociedade. A presente revisão narrativa da literatura objetivou a apresentação da corrida de orientação como ferramenta de desenvolvimento holístico para indivíduos de diferentes idades, classes sociais, gêneros e estados de saúde.Em se considerando o Professor como sujeito cognoscente, este tem uma importante e atual ferramenta como objeto cognoscível prático, ou seja, a conduta ou comportamento motor que gera alterações no objeto cognoscível formal (o aluno) que é a corrida de orientação. Toda a prática física pode gerar adaptações com relação direta ao tipo, volume e intensidade do estímulo. Quando um estímulo é considerado débil ele apenas excita ou aquece o organismo, já quando o estímulo é adequado gera adaptações fisiológicas e cognitivas positivas para o desenvolvimento dos sistemas. Já quando o estímulo é excessivo para a idade, nível de treinamento ou estado de saúde, este pode gerar adaptações negativas como o overtraining. Desta forma, a corrida de orientação se apresenta como alternativa adequada a ser implantada em escolas e centros esportivos, visando a promoção da saúde física, mental, social, ambiental e proprioceptiva dos indivíduos em formação.
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