Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo numérico computacional e analítico do comportamento estrutural de pavimentos ferroviários com diferentes estruturas

2023; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.58922/transportes.v31i1.2848

ISSN

2237-1346

Autores

Paulo André Moraes Pereira, Talita de Freitas Alves, Rosângela Motta, Liedi Légi Bariani Bernucci, Edson de Moura,

Tópico(s)

Structural Engineering and Vibration Analysis

Resumo

Modelos computacionais são comumente empregados para análise estrutural de ferrovias, possibilitando o estudo de pavimentos compostos por diferentes tipos de materiais, tal como o sublastro betuminoso (SLB). Por outro lado, equações empíricas de Talbot et al. (1920) e Japanese National Railways (JNR) ainda são muito utilizadas no dimensionamento de vias, mesmo baseando-se em hipóteses simplificadoras que podem não representar muitas possíveis condições estruturais de campo. O presente artigo avalia/compara a transmissão das tensões nos componentes de diferentes infraestruturas representativas da malha ferroviária brasileira, através de um modelo numérico computacional 3D e das equações de Talbot et al. (1920) e JNR. O comportamento da via com uso de SLB também é discutido. Em algumas situações, as tensões dormente/lastro por Talbot et al. (1920) foram inferiores às do modelo. Em geral, as tensões lastro/sublastro e sublastro/subleito calculadas através das equações analíticas foram superiores aos valores calculados com o modelo, sendo a JNR menos conservadora dentre as equações utilizadas. O SLB aumentou a rigidez da via, reduziu as tensões verticais e a relação de tensão desviadora/confinante no subleito.

Referência(s)
Altmetric
PlumX