Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Letras sob telas: possibilidade de uso do cinema como recurso pedagógico no ensino e aprendizagemde língua e literatura hispânica

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 62 Linguagem: Português

10.5902/2176148561931

ISSN

2176-1485

Autores

Claudio Luiz da Silva Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar caminhos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de língua e literatura hispânica por meio do uso de filmes, com vistas à promoção intelectual de discentes de graduação em Letras-Espanhol. A pergunta fulcral que se busca responder é: como utilizar o cinema como recurso pedagógico, entre tantos outros possíveis, no ensino e aprendizagem de língua e literaturas hispânicas? Toma-se como base teórica pesquisadores como Leffa (1988), Benicá (2016), Jesus (2012), Cipolini (2010), Arrojo (1986), entre outros. Adotando a pesquisa qualitativa como método, utilizamos um projeto de extensão intitulado “cinema literário” como fonte de coleta de dados. Concluímos, ao final da pesquisa, que os filmes ajudam na aquisição linguística e cultural dos discentes aprendizes de língua e literatura hispânica, aguçando a curiosidade e o gosto em aprender mediante uma ferramenta pedagógica de aspecto tão atrativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX