
Tendências e concepções de educação ambiental das ações cadastradas no SisEA/MS e realizadas em Ladário/MS
2023; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS); Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/1809-4422asoc20210172r2vu2023l1ao
ISSN1983-0211
AutoresMaria Rita Mendonça Vieira, Ângela Maria Zanon,
Tópico(s)Municipal Solid Waste Management
ResumoResumo Esta investigação busca analisar as concepções de Educação Ambiental (EA) nas propostas cadastradas no Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (SisEA/MS), realizadas no município de Ladário, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa de abordagem quanti-qualitativa trata da análise documental de 27 propostas. O caráter quantitativo envolveu a avaliação dos indicadores: situação das propostas, tipo de ação, temáticas e público-alvo. A abordagem qualitativa se deu pela Análise do Discurso (AD), evidenciando as concepções em EA. A vertente conservadora foi predominante nas ações, com vista a uma mudança comportamental do indivíduo, desconsiderando a dimensão sociopolítica. As inferências trazidas aqui mostram caminhos para a superação de práticas que seguem tendências conservadoras da EA, na busca de práticas que busquem a transformação da realidade. É preciso (re) pensar os procedimentos metodológicos das ações, considerando os fundamentos teóricos, temas e público-alvo para uma EA crítica e transformadora.
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