mar em azulejos
2022; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2022.39721
ISSN2238-2046
AutoresAdriel Dalmolin Zortéa, Vera Pugliese,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO artigo investiga a obra Celacanto provoca maremoto, realizada entre 2004-2008, por Adriana Varejão (1964) ao lado de questões teóricas abertas pela noção de Pathosformel, cunhada por Aby Warburg (1866-1929), e seus desdobramentos pensados por Georges Didi-Huberman (1953). Para além das camadas de elementos históricos, a instalação produzida pela artista para a galeria dedicada à sua obra no Instituto Inhotim, é investigada a partir de três eixos: a Pathosformel do corpo em movimento acentuado; a relação entre ethos e pathos contida na captação de uma forma transitória pela dureza de um azulejo; por fim, a experiência do espectador diante da imagem acessada em sua dimensão empática. O texto confronta a referida imagem com outras imagens, segundo uma lógica associativa.
Referência(s)