Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 18; Issue: 31 Linguagem: Português

10.5433/1984-7939.2021v18n31p97

ISSN

1984-7939

Autores

Ana Paula Carvalho, Jesús Manuel López‐Bonilla, António Sérgio Araújo de Almeida,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

A pesquisa sobre os efeitos audiovisuais na experiência turística está muito focada nos comportamentos dos turistas. São ainda escassos os estudos sobre o papel da televisão no turismo e as estratégias económicas emancipadoras para o desenvolvimento local. Este estudo interpreta os efeitos das produções televisivas na experiência da visita ao Carnaval de Torres Vedras (Portugal), através da pesquisa de campo, análise documental e inquérito aos visitantes. O principal objetivo foi identificar um conjunto de fatores e atributos que possam contribuir para a afirmação turística e emancipação comunitária. Os resultados apontam para uma resposta positiva, ou seja, é possível que os efeitos das produções televisivas contribuam para a afirmação turística do Carnaval de Torres Vedras

Referência(s)
Altmetric
PlumX