
Cena, produção e moqueca: o teatro baiano contemporâneo do Dimenti (1998-2012)
2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 44 Linguagem: Português
10.5965/1414573102442022e0207
ISSN2358-6958
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo buscou visibilizar parte da história recente das artes cênicas feitas na Bahia, em Salvador; abordando o caso particular do Dimenti (1998-2012), seus propósitos estéticos, práticas de ensaio e encenação – sua história. Por meio da descrição de seu itinerário de montagens, foi caracterizado um grupo de produção intensa, interessado num teatro em franco diálogo com outras linguagens. A partir da caracterização deste recorte no teatro baiano, entende-se que, no teatro feito no Nordeste, há muitos Nordestes – modos de encenação dos mais tradicionais aos mais experimentais, objetivos, modos de funcionamento e temáticas diversas – os quais injetam complexidade e dissenso nos modos pelos quais o teatro brasileiro se modernizou.
Referência(s)