Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

2023; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31512/encitec.v13i1.1321

ISSN

2237-4450

Autores

Raquel Tusi Tamiosso, Carla Fabiana Silveira Moro, Ana Marli Bulegon,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O uso de filmes, como recurso didático, têm sido explorado no ensino há algum tempo. Nesse sentido, este artigo apresenta possibilidades da utilização do filme “O Rei Leão”, aliado a recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para o Ensino de Ciências. O filme é repleto de possibilidades para o Ensino de Ciências, abordando conceitos como ecologia, genética, hereditariedade, ciclo de vida dos animais, relações ecológicas, entre outros. Como atividade, sugere-se a apresentação do filme “O Rei Leão” e posteriormente, a elaboração de infográficos online pelos estudantes, de modo que estes construam uma síntese do que consideraram mais relevante. A ludicidade dos filmes, aliada a um planejamento bem estruturado e com objetivos claros dos professores, proporciona aos estudantes um entendimento dos conteúdos propostos com mais facilidade e entusiasmo. Além disso, a produção de infográficos online permite o protagonismo e a autoria dos estudantes na construção do conhecimento, por meio de representações visuais e textuais, e respeita o processo individual de cada estudante na construção de seu conhecimento, considerando seu tempo, seu entendimento em relação ao mundo e o processo de seu próprio crescimento intelectual. Também possibilita aos professores identificarem a aprendizagem construída pelos estudantes sobre os conceitos estudados.

Referência(s)