Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tensões, aprendizagens e reflexões no trato com as lutas na escola

2023; Volume: 36; Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.130380

ISSN

2595-4377

Autores

Renan Santos Furtado,

Tópico(s)

Doping in Sports

Resumo

te estudo trata-se de um relato de experiência com o conteúdo lutas em aulas de Educação Física no Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Como objetivo central deste estudo, buscamos apresentar algumas reflexões provenientes de tensões teórico-práticas entre certos conceitos estabelecidos no campo acadêmico, tais como: lutas, artes marciais e esportivização e manifestações como a Luta marajoara, o Huka-huka e as Artes Marciais Mistas (MMA). Metodologicamente, com base na perspectiva do trabalho intelectual concebido como artesanato oriundo da imbricação formativa entre experiências de vida, profissionais e teóricas (MILLS, 2009), partimos do confronto entre fontes empíricas de nossas atividades de ensino, junto com uma literatura especializada dos campos da Educação Física, Lutas e Sociologia do esporte. Do ponto de vista das principais aprendizagens produzidas junto aos estudantes, pontuamos que: 1) A luta marajoara e o huka-huka transcendem o conceito clássico de lutas, ainda que estejam englobados nele, mas, a explicação aprofundada dessas práticas culturais necessita explorar os contextos e o simbolismos presentes nessas manifestações. 2) O MMA se apresenta como uma esportivização de novo tipo, sendo o conceito clássico de esportivização produzido no âmbito da Sociologia do esporte do século 20 insuficiente para explicar esse fenômeno.

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