Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Amado Jorge no YouTube:

2023; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36113/litterata.v11i1.3501

ISSN

2526-4850

Autores

Reginaldo Silva Araujo, Gildeci De Oliveira Leite,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A ampliação do acesso às redes sociais tem provocado no público jovem, aparentemente, uma diminuição no aspecto cativante do desejo em ler uma obra literária, em virtude do imediatismo proporcionado pela web. Como peças-chave nesse caminho contemporâneo proporcionado pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, da internet e das redes sociais, os booktubers surgiram recentemente no panorama virtual do site de vídeos da empresa Google. Nesse sentido, eles efetuam uma união entre literatura e redes sociais cativando o público para a leitura, seja ela de obras juvenis ou clássicas. No presente artigo, busca-se lançar luz à como a influenciadora Isabella Lubrano, do Canal Ler Antes de Morrer, que hospeda suas vídeo-resenhas no YouTube, articula e expõe suas experiências com a obra literária A morte e a morte de Quincas Berro d’água, de Jorge Amado (2008). Sendo assim, utiliza-se de uma metodologia qualitativa, exploratória e bibliográfica a partir de um quadro teórico que, entre outros, inclui Abreu (2020), Araujo e Saraiva (2021), Candido (2004), Costa (2016) Lévy (1999) e Santos (2013). Os resultados evidenciam que Lubrano ao atualizar a novela amadiana cativa o público espectador de sua produção audiovisual e, assim, colabora para a difusão da obra literária nas redes sociais.

Referência(s)