
Didática da flauta transversal no ensino superior a partir de estratégias metacognitivas: um estudo exploratório
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26694/caedu.v5i1.4252
ISSN2675-1496
AutoresAdeline Stervinou, Ayllane Paula da Silva, Marco Antonio Toledo Nascimento,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA pesquisa em questão apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de Curso de Graduação do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (UFC - Sobral) que teve por objetivo verificar a possibilidade do desenvolvimento da metacognição em estudantes iniciantes de flauta transversal. Esta pesquisa está relacionada com o projeto de pesquisa Integrado “Metacognição e Banda de Música: Estratégias Aplicadas ao Ensino de Instrumentos de Sopro” do Grupo de Pesquisa em Educação Musical “PesquisaMus”. Utilizando uma estratégia de intervenção pedagógica que estimula o desenvolvimento da metacognição intitulada “Estratégia em três fases” (Garcia; Dubé, 2012), foi possível observar que os estudantes iniciantes de flauta transversal da disciplina optativa Instrumento Complementar I, do Curso de Música - Licenciatura da UFC – Sobral, apesar de terem desenvolvido as habilidades esperadas na prática instrumental em apenas oito horas de curso, não demonstraram o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
Referência(s)