Editorial Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Editorial

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26694/caedu.v5i1.4248

ISSN

2675-1496

Autores

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Alexandra Lima da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

É com muita satisfação que a Revista Caminhos da Educação apresenta seu primeiro número do ano de 2023, que marca um importante marco em nossa trajetória. Ao longo de cinco anos de existência, nosso periódico tem se destacado por promover diálogos entre os diferentes campos da área da educação, incentivando reflexões e discussões acerca de saberes, políticas, experiências, culturas e diversidades. Desde a sua criação, a revista tem como objetivo principal fomentar o debate acadêmico, por meio da publicação de artigos que contemplam as mais diversas perspectivas e abordagens teóricas que abarcam a diversidade nas formas de ser, existir e pensar. Em nossos cinco volumes, 13 números e 137 artigos, procuramos oferecer aos leitores conteúdos de qualidade, com rigor científico, sempre na busca da excelência em nossas publicações. O dossiê temático número da Revista Caminhos da Educação é o Ensino de Instrumento Musical e as Didáticas Inovadoras, cuja organização foi conduzida pelos professores Marco Antonio Toledo Nascimento, da Universidade Federal do Ceará – UFC, e pelo francês Francis Dubé, da Universidade Laval do Canadá. A área de didática da música ainda é uma área relativamente recente de pesquisa. Com a diversidade atual das práticas musicais e a expansão recente dos contextos escolares e extraescolares para o ensino de instrumentos musicais, juntamente com a indução forçada pelo ensino musical remoto durante a epidemia, os autores participantes do dossiê se debruçaram sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical neste novo contexto. Ainda neste número, há nove artigos da demanda de fluxo contínuo da livre demanda, temos a certeza de que os leitores encontrarão conteúdos relevantes e atuais, que estabelecem conexão com o foco e escopo deste periódico acadêmico. Os temas abordados nos artigos são diversos e versam sobre assuntos como inclusão, diversidade, artes, cultura e educação. Acreditamos que esses artigos estimulam o debate acadêmico e incentivam a reflexão sobre as questões educacionais numa perspectiva ética e social. Para a equipe editorial da Revista Caminhos da Educação, é motivo de grande satisfação poder contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de educação. Agradecemos aos autores por compartilharem suas pesquisas e reflexões conosco e parabenizamos pelo excelente trabalho. Agradecemos também aos avaliadores colaboradores, que se dedicam com rigor e excelência à avaliação dos artigos aprovados à revista. Enfim, desejamos a todos os nossos leitores uma ótima leitura e que este número sensibilize para os valores educativos, humanos e sociais. Que possamos seguir juntos, confiantes para o avanço do conhecimento científico na área de educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Referência(s)