REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EMBLEMÁTICA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO KÖPKE
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i4.9170
ISSN2675-3375
AutoresMarcelo Augusto Monteiro Fachina, Juan Pablo Catalán Cueto,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste estudo tem como temática a violência escolar sobe o foco do Colégio Estadual João Köpke. Assim, constitui-se como objetivo geral: analisar a questão no ambiente educacional, diante da violência escolar, como alternativa para o enfrentamento das violências vivenciadas dentro do ambiente escolar. E como objetivos específicos: identificar as manifestações de violência vivenciadas na referida escola, através das percepções dos gestores, professores, alunos; verificar o modelo de gestão adotado pela escola; analisar as estratégias utilizadas pelos gestores no enfrentamento da violência no ambiente escolar, como dispositivo de combate à violência escolar. Para garantir o alcance dos objetivos, adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória, descritiva, sendo a abordagem de natureza qualitativa na modalidade estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram: a entrevista semiestruturada, a técnica grupo focal, a observação in loco e a pesquisa documental. A partir dos relatos dos sujeitos da pesquisa, as falas transcritas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da triangulação de dados. Os resultados apontaram que neste ambiente a identificação de situações de violência na escola são poucas, porém apesar de estatística a escola mantém o hábito de desenvolver ações preventivas de modo integrado e contínuo.
Referência(s)