Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gestão de orquestras sinfônicas: a publicização da Osba

2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v14i4.2053

ISSN

2178-9010

Autores

Milena Siqueira Santos Mendonça, Elisabete Santos, Tânia Moura Benevides, Jéssica Silva Xavier, Lorena Santos Pattas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo discute as transformações decorrentes da publicização na Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) no âmbito da gestão. A publicização é um modelo de gestão que se caracteriza pela administração de uma instituição por uma Organização Social (OS), através de um contrato com um ente estatal. Os conceitos que estruturam este trabalho são os de Gestão e Publicização. As referências teóricas utilizadas são de autores que trabalham tais conceitos, incluindo aqueles que tratam, especificamente, da publicização de orquestras. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se constitui em um Estudo de Caso. Os resultados apontam, que a publicização transformou de forma substantiva a Osba no âmbito da sua gestão e, esta é a principal contribuição deste trabalho, o qual oferece subsídios para a gestão e a governança cultural.

Referência(s)