
Elaboração de palavras-cruzadas como recurso didático para o ensino de Bioquímica em escolas públicas
2022; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.16923/reb.v19i2.933
ISSN2318-8790
AutoresKátia Bonfim Leite de Moura Sérvulo, Regina Maria Sousa de Araújo, Lucas Gomes Ribeiro, Maximiliano de Souza Zierer,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA Bioquímica é a área da Biologia que estuda os processos biológicos e os elementos químicos no interior da célula, animal ou vegetal. Trata-se de uma importante area, no contexto escolar, por conta do estudo dos fenômenos bioquímicos que ocorrem em nosso corpo. Nas escolas, o feedback dos alunos no aprendizado deste conteúdo nas aulas de Biologia e Ciências é negativo, e há uma consequente falta de interesse pelo assunto. Nesse contexto, torna-se necessário buscar novas ferramentas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, tais como os jogos didáticos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um livreto didático intitulado “Bioquímica da vida”, contendo uma série de textos e palavras-cruzadas que facilitem a compreensão sobre Bioquímica, nas disciplinas de Biologia e Ciências, voltado para estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental, respectivamente. Os conteúdos foram escolhidos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas com Ensino Médio. Os textos de apoio e as pistas foram elaborados com o uso do Microsoft Word Office 2013; as palavras-cruzadas, usando o software Hot Potatoes 6. Esta metodologia resultou em um livreto de 26 páginas dividido por seções, cada uma contendo textos de apoio, pistas e palavras-cruzadas. Concluiu-se que os objetivos propostos foram atingidos e o livreto será uma importante ferramenta pedagógica para motivar os alunos em sala de aula, servindo de auxílio para a construção de conhecimentos sobre a Bioquímica.
Referência(s)