Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O MULTISSERIADO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO NO MUNICÍPIO BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS

2023; Linguagem: Português

10.36732/riep.v5i1.220

ISSN

2674-5976

Autores

Patrício Freitas de Andrade, Antonia Ivanilce Castro da Silva, Neilane Vieira Dias Rocha, Diones Lima de Souza, Maderly Soares da Silva, Francisca Batista Batalha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho visou refletir sobre a atuação do educador do campo, em uma região com singularidades especificas, a Amazônia, onde é natural em seu cotidiano a presença das águas e florestas. Os trajetos dos professores da cidade à comunidade são feitos por embarcações chamadas localmente de canoão, movida a motor pec/pec. O trabalho foi realizado junto aos professores que atuam no multisseriado na “IV Jornada pedagógica de formação continuada para os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Benjamin Constant – AM”, no ano de 2020. A jornada pedagógica ocorreu na cidade de Benjamin Constant, na Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira. Os procedimentos metodológicos foram feitos em formato de oficina e tiveram como princípio o grupo focal com várias etapas na construção de conceitos. A primeira etapa foi a apresentação individual de uma palavra sobre o que é multisseriado. A segunda etapa foi norteada pela formação de uma frase, ainda individual, sobre as percepções da modalidade do ensino multisseriado. A terceira etapa foi realizada em grupo de cinco participantes para construção coletiva sobre o que é multisseriado. Na quarta etapa a turma foi dividida em dois grupos e novamente construíram uma nova frase sobre o entendimento de todos do grupo sobre o que é multisseriado. A penúltima etapa foi identificar, entre os educadores, as principais dificuldades encontradas no dia a dia. E a última foi descrever as soluções para resolver ou amenizar as dificuldades levantadas pelos educadores. A construção de conceitos sobre o multisseriado, de acordo com os participantes, são estratégias de superação, complexas, dinâmicas e exigem motivação, perseverança, criatividade, planos, habilidade, cuidado, paciência e amor para ultrapassar, em etapas, as dificuldades e atraso. Os dados retratam a complexidade e os desafios da realidade dos educadores no contexto da educação do campo na região do Alto Solimões.

Referência(s)