Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 62; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/010318138671566v6212023

ISSN

2175-764X

Autores

Wagner Rodrigues Silva, Jaquelene Mendes,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.

Referência(s)