
sequência didática em contexto: potencialidades para o fortalecimento da autoria docente
2023; Volume: 23; Issue: 1Esp Linguagem: Português
10.5433/1519-5392.2023v23n1espp54-76
ISSN2764-0809
AutoresMaria Beatriz Pinto, Carolina Alves Fonseca,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo, apresentamos como mobilizamos a adaptação proposta por Swiderski e Costa-Hübes (2009) da sequência didática (SD) originalmente formulada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com vistas a atingir objetivos delineados a partir de nosso contexto. As intervenções basearam-se no Interacionismo Sociodiscursivo, em que o gênero é tido como instrumento para o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Nossos objetivos didáticos foram: i) fomentar o desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas (CDL) relevantes para a produção do gênero carta de jogo de enigma e ii) proporcionar o desenvolvimento de uma postura de escritor, com atenção para as diferentes etapas do processo de escrita. Ao adaptar a SD para nossos objetivos, inserimos um módulo de planejamento da produção inicial e realizamos uma atividade de revisão mediada entre as produções inicial e final, com uso de lista de constatações. Para aferir o cumprimento dos objetivos, analisamos a progressão de CDLs nas produções dos alunos. Essa análise sugeriu progressão nas CDLs focalizadas, que avançaram dos níveis “introdutório” ou “básico”, na produção inicial, para “consolidado”, na produção final. A partir dessa experiência, destacamos que a SD potencializa a autoria docente, visto que os professores podem se (re)apropriar desse construto ao criar suas próprias SDs, visando objetivos pertinentes para seu contexto.
Referência(s)