Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atendimento educacional especializado na rede pública: estratégia de intervenção num caso de dupla excepcionalidade

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i5.41485

ISSN

2525-3409

Autores

Sônia Maria Maciel Lopes, Natália Almeida de Arnaldo Silva Rodriguez Castro, Valéria André dos Santos, Leonila Santos de Almeida Sasso, Marlene da Silva, Júlio César André,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Dentre a diversidade de alunos no contexto escolar, há aqueles que ainda possuem pouca identificação na sala de aula regular, incluindo a Dupla Excepcionalidade (DE), ou seja, a Síndrome de Asperger (SA) e as Altas Habilidades (AH). Devido a lacunas na formação inicial e continuada dos professores que os capacitem a reconhecer as características de talentos humanos específicos, o maior prejudicado nessa situação é o aluno. Pesquisa qualitativa onde o objeto pesquisado é a trajetória do aluno XD (nome fictício) no ambiente escolar. O tipo de estudo é o estudo de caso único, o que coloca o caso como foco da pesquisa. A Avaliação Médica mostrou uma posição claramente acima da média na capacidade intelectual e uma média acima do esperado para a idade e escolaridade, com percentil igual ou superior a 40% para um grupo da mesma faixa etária; seu desenvolvimento cognitivo apresentava algumas distorções com atrasos, sendo seu desempenho acadêmico prejudicado devido a limitações nas interações sociais, além de bloqueios severos em relação ao meio ambiente, com reações à pressão, ansiedade, sentimentos inadequados, que o tornavam altamente apegado à sua imaginação e fantasia, trazendo a sensação de um mundo perigoso, incerto, rígido, inflexível. Nesse caso, a comunicação aumentou à medida que a confiança foi estabelecida e foi possível perceber o conjunto de experiências do sujeito do relato a partir do estímulo de um jogo, pois a ludicidade teve um papel positivo nesse processo atrelado às dificuldades. A habilidade de comunicação oral foi estimulada com gamificação e representação gráfica, estimulada pelo interesse pela língua inglesa. A parceria com uma instituição com projeto de gamificação e robótica facilitou muito o desenvolvimento do XD como indivíduo na sociedade, estreitando laços, afirmando confiança e abrindo novos horizontes profissionais. Um ator particular, o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, e a colaboração de toda a comunidade escolar alavancaram e sustentaram a inclusão educacional do XD.

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