Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO DOS ANJOS DE MACAPÁ-AP

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n5-014

ISSN

1981-223X

Autores

Adriele Alves Lobato, Tatielly Valadares Pinon Nery, Darlenson Prata Barreto, Guilherme Sousa Dos Santos, Anne Carolina Pacheco De Sousa, Elenilze F. B. Ferreira, Francisco Diniz Da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A importância do professor no processo de aprendizagem do aluno é primordial, por conta dessa responsabilidade que o docente precisa de usar métodos de ensino que incentivam o aluno a aprender e desenvolver suas atividades cognitivas. As ciências exatas são vistas pelos alunos como uma barreira, antes mesmo do discente conhecer a componente curricular, essas dificuldades relacionam-se principalmente ao fato de que estas componentes curriculares envolvem o raciocínio lógico, onde o aluno precisa de fazer as relações para uma melhor compreensão do conteúdo. A química possui sua linguagem própria, utilizando sinais e símbolos um tanto incomuns para os que se deparam com ela de princípio, além de que ela é fragmentada envolvendo conceitos abstratos bastante específico, e não buscar metodologias que auxilie o aluno a compreender essa linguagem, resulta na evasão dele para com a disciplina. A metodologia tradicional do uso dos livros e resoluções de problemas não estão errados, é importante que o professor incentive o aluno a ser habituado com o livro didático, no entanto o problema está quando o docente torna esse método monótono e sem flexibilidade, refletindo no grau de entendimento do aluno. Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de dificuldade que as turmas do 1ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Augusto dos Anjos, têm com os assuntos de química da sua matriz e com base no resultado criar um material de apoio, que os auxiliem nas avaliações com consulta. O material de apoio mostrou- se ser eficaz, uma vez que 64,3% dos alunos que o utilizaram na avaliação com consulta afirmaram ter ajudado bastante, enquanto que 35,7% afirmaram que os ajudaram parcialmente. 78,6% dos alunos que não utilizaram do material, mas tiveram acesso a ele posteriormente afirmaram que ele teria os ajudado muito na avaliação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX