
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PROCESSUAIS
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n5-012
ISSN1981-223X
AutoresJoão Pedro Corrêa Cruz, Jane Faquinelli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou verificar como ocorre o desenvolvimento do pensamento reflexivo em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Valparaíso de Goiás. Essa compreensão tem como cerne a visão de alunos e professores a partir das necessidades de ensino e aprendizagem voltadas ao exercício da cidadania e ação sobre o mundo. O conceito de John Dewey sobre o assunto constitui nossa fundamentação teórica e, para tanto, permeia a análise dos dados coletados. As ideias desse pensador dialogam com tópicos relacionados ao letramento informacional e a prática docente. Alunos e professores responderam a um questionário e aulas foram observadas. Constatou-se que o pensamento reflexivo ocorre de forma simples por meio de atividades específicas, mas que existem obstáculos que tornam o processo moroso, onde muitas potencialidades não são exploradas.
Referência(s)