Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n5-004

ISSN

1981-223X

Autores

Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari, Giovanna Pereira Victorelli Do Prado, Bianca Caroline Pires De Queiroz, Danielle Vaccari Ramos, Andréia da Silva Meyer, Nelson José Peruzzi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A matemática é uma ciência vinculada ao raciocínio lógico e abstrato, onde existem diversos segmentos dessa área que se relacionam à didática e à pedagogia. Dentre uma das estratégias metodológicas para o ensino da matemática às crianças, tem-se a atribuição da literatura infantil. Tal correlação interdisciplinar promove o instrumento lúdico através da linguagem figural e resolução de atividades não convencionais, auxiliando para o desenvolvimento do raciocínio lógico, argumentação, cognição e comunicação dos alunos. Portanto, em vista do propósito no desenvolvimento integral da criança nas áreas de matemática e literatura, esse estudo consiste na aplicação de atividades relacionadas à história de “A Bela e a Fera” e “Os Três Porquinhos". Tais atividades propostas buscam valorizar a utilização dos jogos no ensino da matemática, diminuir os bloqueios apresentados pelos alunos em relação à disciplina e auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operacional da criança.

Referência(s)
Altmetric
PlumX