Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação bilíngue, identidades e literaturas em línguas de sinais – múltiplos olhares

2021; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30620/gz.v9n1.p325

ISSN

2318-7085

Autores

Gabriel Vidinha Corrêa, Crizeide Miranda FREIRE, Dilcinéa dos Santos Reis,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Cláudio Henrique Nunes Mourão é poeta e artista. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Estudos Culturais em Educação; Mestre em Educação (UFRGS); graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2010) e em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2007). Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES); Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras, Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras (UFRGS); e coordenador do projeto Arte de Sinalizar (UFRGS). Desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda. Participou de vários projetos como: A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos; Literatura Surda; Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira. Professor Mediador (Tutor) no curso de Graduação de Pedagogia Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), na modalidade EaD, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no pólo UFRGS (2018). Foi Diretor de Educação e Cultura na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul – SSRS (2018-2019). Foi profissional de dança/bailarino e teatro, atuou como dançarino, coreógrafo e ator (1997-2005) em vários grupos e espetáculos no Brasil e exterior, tais como: Cia de Dança Carlinhos de Jesus (RJ); Grupo de Lado a Lado – INES (RJ,) sendo premiado em algumas dessas coreografias... [Recebido: 30 jul. 2021 – Aceito: 22 ago. 2021]

Referência(s)