Artigo Acesso aberto

FESTIVAL DE ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE NA ESCOLA: COMPETIÇÃO VERSUS EDUCAÇÃO

2023; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n5-010

ISSN

2764-7757

Autores

Éder Rodrigo Mariano, Sérgio Souza, Rarielle Rodrigues Lima, Francisco Eduardo Lopes Da Silva, Luís Monteiro, Antônio Neto Macedo,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Os eventos esportivos de cunho competitivo, no âmbito escolar, precisam ser mais explorados pelos professores de Educação Física, pois englobam fatores sociais, de aprendizagem e de formação integral do aluno. Esta investigação teve como propósitos apontar e analisar a percepção discente sobre o Festival de Lutas realizado no ambiente escolar. Este estudo de caso, quali-quanti, transversal, ocorreu numa escola pública, em Pinheiro (MA). Ingressam 150 alunos do 3ºano ensino médio após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos responsáveis, a assinatura do aluno no Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e a após responderem ao questionário. Permaneceram aqueles que frequentaram, no mínimo (75%=8 aulas) e responderam ao questionário no início e ao final do estudo. Todos os alunos participaram de seis encontros, com aula teórica seguida de prática, envolvendo seis modalidades de Lutas, a citar Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka e Greco-Romana (lutas de agarre); Boxe, Karatê, Capoeira, Muay-Thai, Taekondo (lutas de toque); Esgrima, com espada, sabre e florete (lutas com implemento). Encerradas as aulas foi realizado o Festival de Lutas com a seguinte estrutura: cada turma elegeu um representante feminino e um masculino para cada tipo de combate. As disputas consistiram em: retirar o oponente para fora do espaço de combate; projetar o oponente ao solo; manter o oponente no solo em decúbito dorsal; retirar os objetos do oponente; tocar o oponente com espada adaptada. Os confrontos tiveram a duração de 3 minutos. Além dos confrontos foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre as lutas que contabilizava pontos para as equipes. Os alunos classificaram o evento como: ruim, regular, bom, muito bom e ótimo, e descreveram suas opiniões a respeito do evento. Para análise dos dados recorremos à Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para categorização e codificação das respostas, ao Software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS), versão 24.0, IBM 2016 e ao teste Qui-quadrado para análise estatística com (p=0,05). Os resultados evidenciaram uma interpretação muito positiva pois os alunos classificaram o Festival como bom, muito bom e ótimo. Na descrição das respostas, 58 alunos (38.6%) afirmaram que o festival proporcionou diversão e entretenimento a todos os participantes e expectadores; 53 deles (35.2%) perceberam que o Festival de AM&DC promoveu a interação entre todos os participantes com destaque para o intercâmbio entre alunos de turmas distintas; e 39 (25.9%) revelaram que o evento instigou atitudes de respeito entre os alunos e com as regras do combate. Ressaltamos a necessidade de novas iniciativas com alunos em outros anos escolares.

Referência(s)
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