BRU(A)T(U)ALIDADE(S): O FLASHMOB INDUTOR DE UMA CIDADANIA ATUANTE
2023; Volume: 2; Issue: 31 Linguagem: Português
10.46691/es.v2i31.20
ISSN2975-9064
AutoresHelena Maria Pinheiro Sant’Ana, Maria Santana,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA expressão Flashmob remonta ao século XIX. Presentemente, consiste numa aglomeração repentina de pessoas num espaço público com o intuito de atuar de forma artística e interventiva. Essa intervenção acontece preferencialmente num não-lugar, expressão que designa, segundo Marc Augé (1994), uma instalação necessária à circulação acelerada de pessoas e bens, tais que vias e estações rodoviárias e ferroviárias, aeroportos, centros comerciais, praças e jardins públicos, etc. A organização destes eventos faz-se por convocatória que segue via internet e que tem duas fases. Na primeira, quem mobiliza – o mobber -, sugere um tema e faz um apelo aclarando o objetivo da ação, local e duração da mesma. Na segunda assoma quando as intervenções regressam à web. Dado o interesse por estas ações, é nosso intuito perceber de que forma estas podem fomentar uma educação inclusiva, consciente e interventiva, promovendo o respeito, a cidadania e a paz. O avolumar da violência nas escolas, mas também na sociedade, levou-nos a querer discutir sobre questões a ela associadas, desenvolvendo uma intervenção que, neste contexto, denominamos de: BRU(a)T(U)alidade(S): N[ão] – [a aceites] ConTigO.
Referência(s)