Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O sistema de cotas como política de inclusão étnica e racial na Universidade Federal do Pará

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 05 Linguagem: Português

10.34117/bjdv9n5-056

ISSN

2525-8761

Autores

Celso Felipe de Oliveira Nogueira, Fernanda Graziela Rodrigues Da Costa, Marcos Ryan da Silva Carvalho, Tamara Azevedo Gomes, Paulo Sérgio de Almeida Corrêa,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O objetivo do presente artigo consistiu em entender o início das cotas PPI (Preto, Pardo e Indígenas) nas universidades como uma forma de reparação histórica, desmistificando algumas ideias implantadas dentro da sociedade. Como se efetiva a distribuição da política de cotas dentro das universidades? A Lei de Cotas realmente minimizou a desigualdade social? As cotas são as únicas políticas públicas para desfazer as lacunas sociais criadas em torno do acesso, permanência e conclusão do ensino superior? Conduziu-se a investigação mediante pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de formulários a alunos de graduação, considerando-se a abrangência do objeto de estudo no período de 1824 a 2022. As políticas de cotas se converteram em um marco inicial para reparar as desigualdades sociais impostas desde o início da humanidade. Percebe-se que atualmente ainda há pessoas com o pensamento errôneo julgando que as cotas são injustas ou até mesmo como se fossem uma esmola a ser concedida aos alunos pertencentes às vagas disponibilizadas. Isso demostra que todo aquele passado repleto de escravidão que a sociedade brasileira carrega de marginalização, exclusão social e racismo, deixou rastros estruturais e culturais de forma negativa, fazendo com que crie pessoas contrárias à lei de cotas, pois esse pensamento não visa a igualdade e inclusão social.

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