Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As motivações que despertaram a vontade para a aprendizagem da Matemática dos alunos medalhistas da OBMEP de Cocal dos Alves-PI

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 37; Issue: 75 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v37n75a15

ISSN

1980-4415

Autores

Wilter Freitas Ibiapina, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo O ensino e a aprendizagem de Matemática apresentam muitos desafios, sobretudo para alunos e professores que vivenciam contextos socioculturais desfavoráveis. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem premiado estudantes de Matemática que se destacam por seus resultados. Todavia, perspectivas teóricas como a de Vygotsky argumentam que aprender Matemática é um processo complexo que não se limita às respostas aos estímulos do contexto social ou de ações específicas como a OBMEP. Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa de doutorado concluída que analisou os foregrounds dos alunos medalhistas do município de Cocal dos Alves-PI a fim de identificar o(s) motivo(s) que os impulsionou(aram) a querer aprender Matemática. A pesquisa foi do tipo exploratória e qualitativa com ênfase na análise do caso dos alunos no referido município do Piauí. Uma vez que a produção dos dados aconteceu no contexto da pandemia de COVID-19, os 18 alunos participantes foram entrevistados por meio do aplicativo WhatsApp, tendo sido utilizado um roteiro semiestruturado. Para interpretar os dados produzidos, recorreu-se à análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática. As reflexões indicaram que alguns elementos importantes são as adversidades, obstáculos sociais e econômicos que parecem ser enfrentados pelos participantes. Além disso, esses elementos parecem influenciar os motivos que despertam a vontade deles em aprender Matemática, pois eles vislumbram, por meio dessa aprendizagem, melhorar as condições sociais e econômicas pessoais e de suas famílias.

Referência(s)