Artigo Acesso aberto Produção Nacional

HOTEL RUANDA (2014)

2023; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29327/269579.6.1-16

ISSN

2595-4911

Autores

Viviane Costa Santos,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

As obras cinematográficas são um produto de seu tempo e espaço e possuem sua própria linguagem para discutir sobre uma ideologia, relações políticas, além de representações culturais. Ao olhar para o cinema, sobretudo o hollywoodiano, é notável que o foco esteja sobre os Estados Unidos e a Europa, entretanto, esse não é um aspecto próprio das películas, ocorrendo nos mais diversos campos e este é um assunto que o filme Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, 2004) aborda, além de contar a história do Paul Rusesabagina, na qual é um cidadão de Ruanda conhecido mundialmente pela as ações humanitárias durante o genocídio ocorrido em 1994, em Ruanda, e grande parte de sua visibilidade foi por causa da obra em questão. Apesar de ser um personagem que fora das telas existe uma contradição, pois em 2021 foi julgado culpado por participar de um grupo de terroristas, o recorte que o longa-metragem retrata é a maneira que os telespectadores vão conhecer o protagonista, e o objeto desse trabalho é abordar sobre os acontecimentos ocorridos na película.

Referência(s)