Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA

2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/riecim.v2i1.14022

ISSN

2764-2534

Autores

Kairo Dourado Barbosa, Luz María Ruibal Pereira, Clívio Pimentel Júnior,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os mapas conceituais foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa (AUSUBEL et. al, 1989) e podem ser considerados recursos esquemáticos para representar um conjunto de significados e conceitos incluídos em uma estrutura de proposições para elaboração de uma teia relacional (ANASTASIOU; ALVES, 2007). Tendo os mapas conceituais como estratégia alternativa de ensino de biologia no contexto da genética o objetivo deste trabalho é apresentar as experiências vivenciadas pelo Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no Módulo de Genética no núcleo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) com a turma 721 do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática. As atividades foram realizadas por meio de grupos de trabalhos colaborativos e individualmente, a fim de promover a integração social e a aprendizagem ativa centrada no estudante (MICHAEL, 2006; MASCOLO, 2009). Utilizamos também ferramentas tecnológicas de aprendizagem e metodologias alternativas para o ensino de genética e obtivemos dos estudantes resultados extremamente satisfatórios em termos de comprometimento, cumplicidade e interdisciplinaridade do saber fazer pedagógico.

Referência(s)