Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social

2023; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/tsc.v9i2.17922

ISSN

2318-8839

Autores

M. Cecí­lia C. Baranauskas, José Armando Valente,

Tópico(s)

Smart Cities and Technologies

Resumo

Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.

Referência(s)