
Juventude e experiência literária na escola: a roda de leitura
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n1-015
ISSN1696-8352
AutoresErineu Foerste, Letícia Queiróz de Carvalho, Soraya Ferreira Pompermayer,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo discute os temas juventude e experiência literária a partir da concepção dos círculos ou rodas de leitura na escola. A Metodologia adotada foi a pesquisa-intervenção. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a importância da leitura para a juventude e como potencializar-lhes uma experiência literária. Ressaltamos que o presente trabalho é um recorte de nossa pesquisa de mestrado, realizada em uma escola pública estadual. Para tanto, iniciaremos com uma pequena explanação sobre o conceito de Juventude e apresentaremos o círculo ou roda de leitura como uma estratégia de formação do leitor jovem na escola: um espaço educativo no qual transitam diferentes subjetividades e convivem diferentes saberes, propiciando a experiência do diálogo de forma coletiva e solidária. Concluímos que cabe à escola promover de forma sistemática o trabalho com a leitura e com a escrita, pois sabe-se que o espaço onde a maioria das crianças e jovens, sobretudo das classes populares, têm acesso e contato com a leitura, mediante diferentes portadores, é na escola durante o período de escolarização, seja na educação fundamental ou média.
Referência(s)