Artigo Acesso aberto

A ecocrítica em A Bagaceira: contributos inter e transdisciplinares ao ensino de ciências na educação superior

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n2-028

ISSN

1696-8352

Autores

Elisângela Campos Damasceno Sarmento, Geraldo Jorge Barbosa de Moura,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O romance A Bagaceira (2004) [1928], de José Américo de Almeida, enquadra-se na segunda fase do Modernismo e inaugura a prosa regionalista da Literatura brasileira. Tendo a presente obra como meio de investigação, este manuscrito apresenta o objetivo precípuo de analisar a perspectiva Ecocrítica como referencial inter e transdisciplinar para o ensino das ciências. Além disso, intenta-se propor a metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” como uma ferramenta que pode incitar os docentes da Educação Superior a uma prática pedagógica colaborativa e complexa. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise do discurso de linha francesa, segundo Michel Pêcheux (2006) e Eni Orlandi (2012). Como principais resultados, aponta-se que a Ecocrítica e as Metodologias Ativas representam férteis estratégias à concretização de um ensino inter e transdisciplinar das ciências na Educação Superior. Portanto, tais abordagens suscitam um novo pensar e fazer pedagógico, calcados na participação e na solidariedade epistêmica, fortalecendo, assim, a possiblidade de um ensino integrado das ciências.

Referência(s)