Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Chá de Flores de Hibisco (Hibiscus Sabdariffa L.) como Indicador Ácido-Base: Proposta de Atividade Prática de Ensino

2023; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53003/redequim.v9i1.5116

ISSN

2447-6099

Autores

Cristiane Costa Lima, Délis Galvão Guimarães, Matheus Vieira Castro, Sidney Silva Simplício, Victória Laysna dos Anjos Santos, Arlan de Assis Gonsalves, Cleônia Roberta Melo Araújo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, e o distanciamento social tornou-se uma das medidas adotadas para conter a propagação do vírus e preservar vidas. As instituições educacionais interromperam suas atividades presenciais e, para garantir o acesso à educação, algumas começaram a oferecer atividades de ensino através de meios digitais e remotos. Esta situação fez com que cursos com componentes curriculares práticos tivessem que adaptar aulas práticas presenciais para serem desenvolvidas remotamente. Indicadores de pH, ácido e base são tópicos multidisciplinares em diversas disciplinas de natureza prática, cujo entendimento teórico e experimental é de grande relevância para a formação de profissionais em diferentes áreas. Assim, este trabalho propõe a aplicação das propriedades colorimétricas do chá de flores de hibisco como um indicador de pH, para o desenvolvimento de aulas experimentais das funções ácido e base em ambientes domésticos ou de ensino com escassez de recursos. Dois materiais indicadores ácido-base, a solução HB-pH e a fita FHB-pH, foram produzidos a partir do chá de flores de hibisco. Ambos foram capazes de indicar qualitativamente a acidez ou basicidade das amostras avaliadas. A proposta provou ser adequada para ser desenvolvida em um ambiente doméstico, podendo ser aplicada em classes remotas que necessitam de uma abordagem prática em indicadores de ácido, base, escala e pH.

Referência(s)