
Alfabetização na perspectiva do letramento em língua materna e em matemática a partir da produção de alimentos gourmet
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 05 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n5-108
ISSN2525-8761
AutoresVânia Ferreira Braga, Maria Lucia Moura da Silva Gustavo, Rita de Cássia de Sousa Azevedo,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste trabalho tem como propósito compartilhar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no decorrer da realização da Feira de Ciências e Matemática Eureka, tendo como o subtema “Sustentabilidade na produção de alimentos gourmet: Saudáveis e alternativos”. O projeto foi desenvolvido com alunos de sete turmas do 2º e 3º anos em processo de alfabetização na EMEF Francisca Romana dos Santos, em Canaã dos Carajás-PA. Tendo como objetivo desenvolver a alfabetização na perspectiva do letramento em língua materna e em matemática, a partir da produção de alimentos gourmet, cumprindo os eixos estruturantes da Eureka: empreendedorismo e sustentabilidade. Como estratégia metodológica foi proporcionado momentos de roda de conversa; momentos de estudo de textos instrucionais e expositivos; atividades com medidas de capacidade e operações matemáticas; atividades práticas de preparação de receitas gourmet e exposição dos produtos na Feira EUREKA. Como produtos para comercialização na feira foram preparados: Salgados, bolos, tortas, caldos e sucos; como resultados pedagógicos tivemos a produção de textos instrucionais: receitas dos alimentos preparados e textos com curiosidades sobre os nutrientes (ciências) dos alimentos. Os resultados apontam a validação do ensino interdisciplinar como caminho para a efetivação da aprendizagem compartilhada, haja visto que houve um avanço no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade por meio dos textos instrucionais e expositivos e nas habilidades matemáticas, bem como a ampliação dos conhecimentos dos benefícios de uma alimentação saudável e alternativa.
Referência(s)